sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jantar/debate | Emancipação Jovem em Tempos de Austeridade


O Núcleo de Estudantes Socialistas do ISEP tem vindo ao longo deste ano-lectivo a afirmar um projecto defensor dos Estudantes de Ensino Superior, sem se demitir nunca do debate em torno das grandes questões que afectam os jovens de uma forma mais generalizada nem de incutir aquela que é uma das questões mais pertinentes da contemporaneidade - o exercício da cidadania, através da sensibilização para uma maior participação na sociedade, de uma forma mais construtiva, interventiva e emancipadora.

Mais uma vez, o NES ISEP promoveu um grande momento de discussão que é fulcral para os Estudantes numa conjuntura cada vez mais assustadora para as pretensões de todos nós, que nos dedicamos a um percurso académico, muitas vezes receosos de que os nossos esforços não correspondam às nossas expectativas, de emprego, de acesso à primeira habitação e consequente independência.

No dia de hoje, somos confrontados com números assustadores no que toca ao desemprego mas também com medidas que limitam cada vez mais a emancipação jovem como por exemplo o recente corte anunciado na dotação do programa de apoio ao arrendamento, Porta 65.

Hoje, mais do que nunca, precisamos de alternativas e propostas sólidas que devolvam a esperança a quem estuda, sem ferir as gerações mais antigas.

Diariamente, este discurso aproxima-se cada vez mais dos argumentos dos fanáticos defensores do empreendedorismo, inovação, internacionalização e emigração, que por mais razão que tenham, são os mesmos que pactuam com os cortes deste governo no Ensino Superior, na Investigação Científica, os mesmos que esquecem a baixa escolaridade média do nosso país e os mesmos que condenam as Novas
Oportunidades, sem qualquer sentido de inclusão social ou visão estratégica para um país que deve ser visto como um todo.

Em Portugal, a escolaridade média ronda os 8 anos de escolaridade e o abandono escolar continua elevadíssimo, não obstante das políticas educativas que tinham vindo nos últimos anos a caminhar em sentido contrário. Portugal é o país da OCDE onde a população activa entre os 25 e 64 anos tem a menor formação académica – apenas 30% desta população completou o ensino secundário! Não podemos portanto insistir num discurso demagógico que nos incentiva a emigrar esquecendo o investimento que na nossa formação foi feito e que em muito pode contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

Não podemos pactuar com o discurso que alinha com a manutenção das fragilidades educativas existentes em Portugal e que bloqueia o nosso desenvolvimento socioeconómico. Mais do que isto, temos de superar a culpabilização que nos querem impingir no que toca à situação do nosso país, pois de facto a culpa não é de todos nós!

A responsabilidade da criação de empregos e do desenvolvimento da Economia não é meramente nossa, mas essencialmente de um Governo que continua numa linha que ultrapassa quaisquer memorando ou mínimo de sensibilidade social. Um governo que obriga os portugueses a sacrifícios enormes mas que não tem qualquer plano para o crescimento económico tal como alerta e bem o próprio FMI!

O debate que o NES ISEP promoveu no dia 10 de Abril foi um debate das gerações mais jovens mas que não é nem pode deixar de ser intergeracional. E é com esse sentido de responsabilidade que a Juventude Socialista encara este tema, afastando-se de propostas que induzam a precariedade e o esquecimento das gerações mais antigas.

Por isso, contamos com o presidente da federação distrital do Porto mas não dispensamos a visão experiente de alguém como o Dr.º Guilherme Pinto num jantar/debate com bastante adesão e que uniu os participantes em torno da discussão da “Emancipação Jovem”.

É com este sentido de responsabilidade e participação que o NES ISEP encara a situação em que vivemos, naquele que é um debate difícil mas com as linhas de orientação que acreditamos serem as mais íntegras e solidárias para com a nossa população e para com o nosso país.

O NES ISEP deixa um agradecimento especial a todos os presentes desejando que continuem a acompanhar e a participar nas iniciativas do nosso núcleo!

NES ISEP

+fotos no facebook



Intervenções de André Lopes e João Torres - Emancipação Jovem em Tempos de Austeridade




Intervenção de Guilherme Pinto - Emancipação Jovem em Tempos de Austeridade
(3 partes)







Sem comentários:

Enviar um comentário