sexta-feira, 22 de março de 2013

Campanha de Solidariedade em benefício do Centro Juvenil de Campanhã



Durantes os dias 11 e 21 de Março, o NES ISEP desenvolveu uma campanha de solidariedade em benefício das crianças e jovens do Centro Juvenil de Campanhã e que consistiu numa ampla recolha de alimentos para doação.

Com enorme gosto, foram hoje entregues todos os donativos doados por uma grande massa de cidadãos solidários que se sensibilizaram e contribuíram para esta nobre causa.

No momento da entrega efectuou-se ainda uma visita guiada pela doutora Susana, responsável pela instituição. O Centro Juvenil de Campanhã acolhe cerca de 60 crianças e jovens, todos do sexo masculino, entre os 10 e os 18 anos, apesar de não fechar as portas a quem necessite de continuar por mais algum tempo.

As crianças e jovens da instituição foram, em geral, retirados dos seus lares pelos tribunais devido a deficiências no domínio das capacidades parentais dos seus progenitores, seja por motivos educacionais, comportamentos de risco ou ainda insuficiência financeira e falta de afecto.

A maioria dos utentes são estudantes existindo, no entanto, jovens trabalhadores - apesar de tudo são jovens que têm o sonho de conquistar uma vida melhor, ingressando no Ensino Superior e trabalhando naquilo que desejam. Foi para todos uma alegria poder contar com estudantes de Ensino Superior sendo que não perderam tempo em tirar algumas dúvidas sobre os diferentes cursos e respectivas saídas profissionais.

O CJC conta com boas instalações, com salas de estudo e de trabalhos manuais, locais desportivos, sociais, culturais e lúdicos. Apesar disso, têm dificuldades financeiras, as quais se reflectem principalmente na falta de roupa e de meios humanos que possibilitem o acompanhamento no desenvolvimento dos jovens e crianças - contam sobretudo com a ajuda de grupos voluntários como por exemplo os membros do G.A.S. Porto.

O NES ISEP conclui assim esta iniciativa solidária reforçando os valores da Solidariedade e apelando a todos os estudantes do ISEP para o mesmo espírito.


Sem comentários:

Enviar um comentário