domingo, 27 de novembro de 2011

Jantar/debate: A importância dos partidos políticos



O Núcleo de Estudantes Socialistas do ISEP, convidou João Nogueira dos Santos (fundador do movimento “Adere, vota e intervém dentro de um partido. Cidadania para a mudança”) e ainda o Dr. Manuel Pizarro (deputado, presidente do PS Porto e ex-secretário de estado) para serem dinamizadores de um debate subordinado ao tema “A importância dos partidos políticos” , explorando as vertentes da participação política e do actual estado dos partidos e da cidadania no nosso país.

Este debate, foi realizado em conjunto com um grande jantar aberto aos estudantes do ISEP, lotando por completo o espaço reservado a este fantástico evento ao qual um grande número de estudantes do ISEP não quis ficar de fora.



Iniciado com uma intervenção política do coordenador do NES ISEP, André Lopes, que entre outras coisas, falou sobre algumas questões falaciosas que têm vindo a afastar as pessoas da política, o debate teve seguimento com uma apresentação projectada, realizada por João Nogueira Santos, à imagem do que tem vindo a fazer em eventos como o TEDx ou o Ignite. A sua apresentação,
trouxe-nos uma comparação da participação política entre Portugal e outros países, uma relação entre a participação política e a formação académica das pessoas, falou-nos no “Equívoco da Cidadania” e na “Cidadania Escrutinadora” e lançou alguns comentários sobre os independentes e as suas independências, não deixando os participantes do debate indiferentes. As eleições de Barack Obama foram ainda referidas, sendo que foi notória a bem maior importância das eleições internas do partido Democrata em relação às eleições presidenciais entre o candidato Democrata e Republicano, sendo que a grande luta de Obama foi com Hillary Clinton dentro do seu próprio partido, realçando-se assim as necessidades de estarmos filiados num partido e de votarmos dentro dele, definindo e elegendo os melhores candidatos à liderança do nosso país.


O Dr. Manuel Pizarro, falou-nos sobre os circulos uninominais e acerca da representatividade (ou falta dela) dos eleitores através dos deputados, sobre a importância dos partidos políticos na sociedade através da segurança que dão aos eleitores quando comparados com pessoas independentes, sobre o facto do exercício da cidadania não ser feito apenas em partidos políticos e entre outras coisas lembrou-nos ainda as eleições primárias realizadas pelo PS Francês que tiveram uma adesão incrível por parte dos cidadãos franceses não filiados (cerca de 2,7 milhões de pessoas no total). No final dos oradores intervirem, abriu-se o debate aos participantes, que falaram entre outras coisas, da candidatura independente de Fernando Nobre, que “queria o mais alto cargo político, mas dizia ser contra os políticos” e mais tarde candidatou-se a deputado pelo PSD. A possibilidade de se fazerem sondagens estatísticas internas por via electrónica no sentido da construção de políticas por parte do PS foi ainda um tema que surgiu em tom de finalização do debate.


O NES ISEP agradece a presença de todos os que estiveram presentes neste grande jantar/debate e deseja que os seus debates continuem a ser alvo da vossa atenção e se possível participação.



NES ISEP


+fotos no facebook

1 comentário:

  1. Aqui está uma inicitiva de louvar! Pertencer a um partido político pode ser um modo de exercer uma cidadania activa! Parabéns. Continuem com o bom trabalho!

    ResponderEliminar