segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

I Encontro Nacional de Estudantes Socialistas do Ensino Superior

No passado dia 3 de Dezembro, a Organização Nacional de Estudantes Socialistas do Ensino Superiror realizou o seu primeiro encontro nacional, em Lisboa.

Uma iniciativa fantástica, onde estiveram presentes diversos núcleos de estudantes socialistas, entre os quais o NES ISEP representado na pessoa do seu coordenador. Ao longo do encontro foi possível trocar diversas experiências no que toca aos NES, sendo que no entanto, foram os debates em formato de mesa redonda e a sessão de abertura que tiveram maior destaque, com abordagens a diferentes temáticas como “o financiamento do ensino superior”, “a acção social escolar” e ainda “a rede de ensino superior” , sem esquecer debates mais organizacionais acerca da JS e dos NES no Ensino Superior.

O I ENESES contou com a presença do Presidente do Instituto Superior Técnico, agora reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Prof. Dr. António Cruz Serra, que falou sobre o financiamento do Ensino Superior, revelando com as suas opiniões uma enorme preocupação acerca do futuro das Instituições de Ensino Superior em Portugal, referindo entre outras coisas a possibilidade de várias IES ameaçarem fechar portas no próximo ano devido à falta de sustentabilidade financeira, explicando isto com exemplos práticos da sua experiência de gestão na qualidade de presidente do IST. A autonomia das IES como factor decisivo na qualidade do ensino e sustentabilidade das IES, foi ainda um tema bastante abordado bem como o papel da investigação científica.

Pedro Delgado Alves (secretário-geral da Juventude Socialista) e Ivan Gonçalves (coordenador da ONESES) foram os dinamizadores das mesas redondas, proporcionadoras do debate interno (entre militantes dos NES) e propiciadoras de grandes momentos de aprendizagem e troca de ideias.

O I ENESES foi uma iniciativa única, que concerteza no futuro se tornará uma referência no que toca ao debate das grandes questões do Ensino Superior em Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário