quinta-feira, 3 de maio de 2012

As desigualdades económicas

As desigualdades económicas representam um dos principais veículos da desigualdade social e acontecem não só entre pessoas, mas também entre países, os quais se denominam por desenvolvidos ou em desenvolvimento. A diferença entre países resultou da exploração dos países mais poderosos, como tentativa de se apoderarem dos mais fragilizados e assim se aproveitarem de tudo o que estes últimos  pudessem oferecer. A ganância das pessoas e a falta de sensibilidade para a igualdade, pensando no seu bem-estar e apenas nos seus interesses são na minha opinião as maiores razões que levam à actual e contínua  desigualdade.

Portugal é um dos países da União Europeia que apresenta maior desigualdade social. As grandes causas deste problema são o elevado número de desemprego, os baixos salários e ainda o facto de Portugal ser um dos países da União Europeia em que a distribuição dos rendimentos é mais desigual. Assim, as classes mais pobres são idosos, famílias monoparentais, pessoas com profissões pouco qualificadas, pessoas portadoras de deficiências e de doenças crónicas. É também de salientar um ponto importante - Portugal é um país com poucas oportunidades, sendo ainda hoje difícil a subida de classe socioeconómica. Apesar do investimento na Educação dos últimos anos ter trazido mais jovens para a escola e de contarmos hoje com mais portugueses diplomados do que nunca, os cortes deste governo estão a fazer com que se contrarie este recente ascendente.

É injusta a existência de pessoas que ganham milhões por mês e que simultaneamente existam outras a passar fome, frio e sem um teto para dormir. Penso que é legítimo o destaque de quem tem mais qualificações, responsabilidades e cargos de liderança por aquilo que desenvolvem. Mas é injusto que tenham uma vida super luxuosa enquanto muitos morrem e passam uma vida negra pelo facto de nunca lhes ter sido dada a igualdade de oportunidades nem as capacidades para assumirem tais posições. Somos todos iguais à nascença, devemos ter todos a mesma dignidade e os mesmos direitos.

Apesar das desigualdades económicas e sociais serem transparentes aos olhos do mundo, é triste assistir a um contínuo e generalizado desprezo por parte das classes mais altas, não existindo por vezes um mínimo de sensibilidade que vise a resolução dos flagêlos da sociedade.

A classe política tem grandes responsabilidades, principalmente pela desigualdade de rendimentos, mas também não podemos esquecer que as politicas tomadas no sentido de ajudar quem mais precisa (RSI, CSI, etc.), são por vezes aproveitadas de forma irresponsável e egocêntrica por quem não precisa (não de um modo geral) ,recaindo este e outros comportamentos marginais, sobre toda a sociedade.

Tenho confiança de que o futuro ainda possa ser diferente. Que a minha geração e as próximas consigam o contínuo progresso da sociedade, no sentido da igualdade. E mesmo sendo óbvio que o mundo jamais será perfeito aos olhos de todos, existe no domínio da igualdade muito terreno para conquistar!

Ricardo Pereira

Como as desigualdades económicas afetam as sociedades
Richard Wilkinson



Sem comentários:

Enviar um comentário