quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Visita ao Palácio da Bolsa

O NES ISEP decidiu dedicar um dia do seu calendário de actividades à Cultura. Assim sendo e indo de encontro a um dos objectivos dos NES (fornecer um espaço de militância activa fora do núcleo de residência dos jovens socialistas), o dia 26 de Outubro ficou marcado por uma visita guiada ao Palácio da Bolsa, que além de toda a cultura inerente, permitiu um pouco mais de conhecimento acerca do património portuense.

O Palácio da Bolsa, edificado no século IX, revelou ser um poço replecto de arte e história, com diferentes compartimentos revestidos de diferentes mosaicos e materiais, métodos e feitios, deslumbrando com as suas salas revestidas de gesso trabalhado, pinturas, obras fantásticas em madeira, destacando-se entre outras a exótica sala árabe que com as suas particularidades mostrava aos comerciantes da época todo um portento de capacidade económica portuguesa, sendo que eram ali praticados diversos actos comerciais. Além de tudo isto, existem ainda referências à religião, à monarquia e à república, aos países com os quais Portugal mantinha frutuosas relações, entre outras coisas impressionantes.
O edifício é um espaço fenomenal que em muito prestigia a cidade em que se insere e sem dúvida que impressiona todos os visitantes, representando o exemplo de monumento que vale a pena visitar.

Após o término da visita guiada, foi ainda possível efectuar uma prova de diferentes variedades de vinhos do douro, que sem dúvida não podia deixar de ser referenciada por toda a qualidade que é reconhecida aos famosos vinhos do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário