Em primeiro lugar, a cultura é aprendida através de um processo de transmissão de geração em geração sendo indispensável a intervenção de indivíduos. Esta aprendizagem da cultura começa a partir do nascimento e processa-se até ao momento exacto da morte.
A cultura é também simbólica, pois todas as culturas possuem símbolos que são compreendidos de modo semelhante por todas as pessoas que as integram. É uma forma de comunicação que torna possíveis as relações pessoais. Esta abrange o todo, isto é, está presente em todos os aspectos da vida humana (sociais, organização do tempo e espaço, biológicos, etc.).
A cultura de cada país é então definida por:
-Maneira colectiva de pensar ou sentir;
-Conjunto de costumes, instituições e obras que constituem a herança cultural de uma comunidade ou conjunto de comunidades. Esta herança é transmitida por cada um de nós desde o momento da nascença, já que “o homem nasce culturalmente nu”, não trazendo assim nenhuma cultura;
-Conjunto de acções do meio, que asseguram a integração do indivíduo, na comunidade. O meio pode ser Físico (tem a ver com a geografia física que condiciona a sociedade e o indivíduo), ou Social (tem a ver com a sociedade e com as suas actividades, que acabam por condicionar positiva ou negativamente os indivíduos).
João Vilela
Sem comentários:
Enviar um comentário