sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Inquérito aos Estudantes do ISEP - Análise de Resultados

Ao longo das tardes dos dias 26 e 27 de Setembro, os membros do Núcleo de Estudantes Socialistas do ISEP deram-se a conhecer à comunidade estudantil, através do convite ao preenchimento de um pequeno inquérito revelador de algumas posições dos estudantes do ISEP face à Política e ao desenvolvimento do País.
A receptividade dos estudantes foi espectacular, reveladora de um despertar de interesse acerca do NES, suscitando dúvidas e consequentes perguntas, visto que sendo uma estrutura recente, só 15% dos inquiridos conheciam a sua existência. Foi notória a forma entusiasta como começavam a falar sobre questões políticas com o seu círculo de amigos, logo após o preenchimento do inquérito, algo que numa Instituição de Ensino Superior onde se lecciona Engenharia não é de todo comum. Este é sem dúvida um dos objectivos do NES ISEP - aproximar as questões políticas aos jovens estudantes de Engenharia!


Eis a análise dos resultados:

Pergunta 1) Sabias que no ISEP existe um Núcleo de Estudantes Socialistas?





Pergunta 2) De 1 a 10 como quantificas a importância do contributo que os jovens podem dar à política?




Pergunta 3) Consideras-te um(a) jovem atento(a) à situação do País e preocupas-te com o seu desenvolvimento?




Pergunta 4) De 1 a 10 como quantificas a qualidade da Política e das políticas efectuadas em Portugal.







Pergunta 5) Já alguma vez pensaste em fazer parte de uma estrutura partidária, participando activamente na sociedade e renovando a Política com os teus contributos?



Número de inquéritos realizados: 218



Observando os resultados adquiridos, é possível observar que a larga maioria dos Estudantes do ISEP está atenta à conjuntura actual do País e acredita que a Política em Portugal não tem a qualidade que deveria. No entanto, acreditam que os jovens devem ter uma palavra a dizer e podem de facto melhorar a política com os seus contributos!


Em Portugal, menos de 1% da população participa activamente dentro dos partidos políticos, considerando-se que participar activamente é eleger os líderes partidários, o que de facto é o mínimo que se pode e deve fazer dentro de uma estrutura partidária. Para ser mais explícito, os votantes dos líderes dos maiores partidos de Portugal (PS e PSD) cabem todos num estádio de futebol.


Na verdade, aderir a um partido político não é algo que suscita muito interesse na população portuguesa. Mas é quando se pensa nos pontos negativos associados à política, que se deve também pensar que esta só muda se for renovada, com novas caras e novas ideias. A verdade é que as grandes qualidade dos portugueses não estão nem podem estar em apenas 1% da população!


No ISEP, segundo os dados provenientes dos 218 estudantes inquiridos, podemos constatar que 28,4% da amostra revela já ter pensado em aderir a um partido político. Mas o número de estudantes que de facto já aderiu, na verdade é bem inferior, tendo em conta a fraca adesão aos partidos políticos existente em Portugal.


O Núcleo de Estudantes Socialistas do ISEP continuará, ao longo do ano lectivo, promovendo a participação dos estudantes de engenharia na sociedade, abrindo a sua estrutura aos estudantes que queiram integrar o NES e/ou as suas actividades!


Fica atento! ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário