sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Visita à "Obra do Frei Gil - uma casa para as crianças"

Entre os dias 5 e 15 de Dezembro, o NES ISEP promoveu uma campanha de solidariedade, que consistiu na angariação de donativos (produtos alimentares, de higiene e de limpeza) em diversos pontos de recolha nas proximidades do ISEP, em beneficiação da associação portuense “Obra do Frei Gil – uma casa para as crianças” .

No seguimento da entrega dos donativos recolhidos, foi feita uma visita guiada às recentes instalações desta nobre associação, dando a conhecer à nossa equipa, o dia-a-dia das crianças residentes, bem como as suas condições de vida, no passado, no presente e ainda algumas perspectivas de futuro.

O que encontramos, foram umas instalações de qualidade, edificadas em 2009, fruto de amplos apoios recolhidos que têm como contrapartida, pela qualidade e dimensão, a necessidade de sustentar ao longo do tempo. E esta não é uma tarefa fácil! É uma tarefa que tem vindo a ser desempenhada com afinco pelos técnicos e pela vasta rede de voluntários de diversas faixas etárias e académicas, entre os quais estudantes e professores aposentados que vão fazendo entre outras coisas, um acompanhamento da educação e da escolaridade das crianças e jovens, dos 4 aos 18 anos.

Com a lotação máxima de 35 crianças, a “Obra do Frei Gil” de Ramalde, apresenta um diversificado leque de espaços necessários ao quotidiano das suas crianças, com condições para recolher bebés, crianças com deficiências, quartos de isolamento para a eventualidade de surgimento de doenças contagiosas e ainda espaços recreativos diversos.

Como já foi referido, um espaço com estas características tem as suas dificuldades de sustentabilidade e apesar de diversas pessoas contribuirem com donativos sob a forma de livros ou brinquedos, esta não é a principal carência, muito pelo contrário. A “Obra do Frei Gil” necessita diariamente de produtos alimentares que não tem recebido tanto de instituições como o “Banco Alimentar”, pela cada vez maior necessidade de pessoas, que também nas suas residências vão requerendo. Além deste tipo de géneros, há ainda a necessidade de contributos para a higiene pessoal e para a limpeza das instalações.

Ajudar a “Obra do Frei Gil”, é ajudar uma instituição qualificada e acima de tudo contribuir para um futuro mais risonho para estes jovens, que pelas condições em que lá vão parar, não têm por vezes grandes perspectivas de futuro. Esse é o papel dos voluntários! Criar amizades, criar relações tutoriais e acima de tudo criar referências para estes jovens que tanto precisam de modelos Humanos que os guiem pela vida futura, de maneira a se sentirem esperançados a mudar o rumo de suas vidas, com acompanhamento, com estudo e acima de tudo com felicidade!

O NES ISEP deixa ainda um agradecimento muito especial pela forma como foi recebido pela “Obra do Frei Gil”, destacando-se a amabilidade das técnicas que mostraram gosto em nos receber e dar a conhecer a sua fantástica associação!




Sem comentários:

Enviar um comentário