No passado dia 29 de Abril foi dado um passo muito importante para a afirmação dos valores do socialismo democrático nas instituições de ensino superior do Porto. À imagem do que já é realidade noutros pontos do país, noutras instituições de ensino superior, foram formalizados cinco núcleos de estudantes socialistas, entre os quais o Núcleo de Estudantes Socialistas do ISEP
Os núcleos de estudantes socialistas inserem-se num orgão nacional da Juventude Socialista, a ONESES – Organização Nacional de Estudantes Socialistas do Ensino Superior – e visam colmatar uma importante lacuna na participação política dos jovens portugueses. Em Portugal, os cidadãos parecem estar cada vez mais afastados da política, sendo que são menos de 1% os portugueses que participam numa organização político-partidária.
É possível constatar que as gerações contemporâneas são as mais qualificadas de sempre, tendo a área da educação verificado uma notável evolução nas últimas décadas, capaz de afirmar o nosso país como o Estado-membro da União Europeia onde se registou um maior crescimento percentual do número de diplomados. Torna-se inevitável concluir que o desenvolvimento do nosso país tem de considerar a mais-valia das competências adquiridas por estas gerações.
Como é sabido, a actual conjuntura não é favorável, tanto a nível social, como económico, estando a classe política desgastada e prevalecendo imagens como a do clientelismo e da corrupção. Estas imagens não podem, todavia, relegar para segundo plano a convicção de que, para inverter o rumo de Portugal, é necessária, mais do que nunca, a participação cívica, a
renovação dos partidos políticos e uma profunda reflexão colectiva sobre o nosso modelo democrático.
Foi no sentido de exercer um direito fundamental da democracia e da cidadania e no sentido de aproximar as gerações mais bem formadas de sempre à evolução do nosso país que o NES ISEP foi formalizado. Uma organização política com o objectivo da aprendizagem, debate, partilha de ideias e que se propõe ainda a promover a representatividade dos estudantes do ISEP. Um núcleo que tem a sua relevância evidenciada pelo facto de residir numa instituição de ensino superior de engenharia onde a política não é discutida todos os dias, ao contrário do que se passa noutras instituições, onde inclusivamente chegam a ser leccionadas disciplinas de Ciência Política ou onde se discutem questões desse domínio com mais abertura, permitindo um maior interesse, uma maior envolvência e um maior conhecimento dos estudantes do ensino superior, que representam 35% dos jovens portugueses com 20 anos.
O NES ISEP não pretende esconder a sua identidade ideológica. No entanto, muito mais do que o partidarismo ou a propaganda, pretende fomentar o desenvolvimento da cultura política dos jovens de hoje, mais concretamente no ISEP, escola de futuros engenheiros que, como bons cidadãos, não se devem colocar à margem dos seus direitos e deveres democráticos.
É ainda de salientar que os militantes do NES ISEP serão estudantes que já pertencem à Juventude Socialista nos seus núcleos de residência e que, estando ou não deslocados, terão a oportunidade de usufruir de uma militância activa e de partilharem a missão de consciencializar os jovens para a participação política na Academia do Porto, visando o desenvolvimento e evolução de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário